o que é copywriting

Você sabe o que é Copywriting? é uma palavra de origem da língua inglesa, sem tradução, que pode ser definida como: estratégia de elaboração de conteúdo lucrativo focado em convencer o leitor a realizar uma ação e ou uma técnica de comunicação usada para persuadir e inspirar pessoas a fazerem o que você quer. Copywriting não é um termo novo, “nasceu” da redação publicitária e boa parte das suas ferramentas foram incorporadas por publicitários renomados do passado.

A palavra copywriting foi definida pela primeira vez em 1828 por Noah Webster e, ao contrário do seu significado ao pé da letra — “cópia”, o termo remetia a “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

Essa definição caiu em desuso na literatura, mas permaneceu entre jornalistas e impressores que, em meados de 1870, passaram a definir copywriter, um redator com talento de vendedor de carácter persuasivo, que sabe transformar o copy (textos) em máquinas de conversão.

O objetivo desse profissional é escrever textos, usando gatilhos mentais que induzem o leitor a comprar um produto ou serviço, baixar um conteúdo ou qualquer outra ação de interesse da empresa. Pois os copywriters do século XX, portanto, nada mais eram do que redatores publicitários, e o trabalho desses profissionais ajudou várias marcas a conquistar fama e milhões de dólares na época.

Então para realizar essas ações, campanhas de vendas matadoras o copywriter faz uso das palavras certas (chaves), ele cria uma boa comunicação de persuasão, levando seu negócio para o outro nível (os que vendem), tornando seu produto irresistível.

Uma copy bem feita é capaz de trazer não somente mais vendas, mas de colocar seu negócio digital em um nível ainda melhor. Entretanto, com a popularização da internet e a ascensão do Marketing Digital, o Copywriting foi reformulado e passou a se distanciar cada vez mais da publicidade.

O principal objetivo do Copywriting.

Se o CTA, links ou funções de uma página que incentivam os usuários(leads) a realizarem uma ação, é um dos principais elementos de uma copy, isso significa que ao longo de toda a jornada do cliente será necessário que o leitor tome alguma atitude como assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.

É a partir dessa estratégia lucrativa (técnica) que o copywriter é capaz de convencer e cativar a atenção do visitante de um site ou blog e fazer com que ele siga as instruções que serão dadas.

Relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo?

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** Marketing de conteúdo é a criação e a divulgação de conteúdos ricos e valiosos que têm um propósito de educar o leitor e convencê-lo a criar um relacionamento com a sua marca.

** Copywriting, é uma estratégia lucrativa(técnica) que projeta o leitor a tomar uma atitude específica. Isso pode se realizar em uma compra, preencher um cadastro, um e-mail confirmando informações cedidas em um opt-in (optar por participar), entre outras, foi dito que ele tem como foco a conversão.

Os Melhores 5 passos para uma boa Copywriting.

o que é copywrinting

Podem ser resumidas em cinco passos, que são eles:

**Atenção: É possível começar o texto com um polêmica, chamar o público para algo fantástico, prometer alguma coisa… Não importa qual desses elementos você use, o importante é que eles apareçam logo no título da sua copy.

**Conexão: É preciso se conectar com as pessoas. E a melhor forma de fazer isso é contando histórias.

Uma boa combinação de atenção com conexão é usar um título que deixe as pessoas curiosas para ler sobre uma história.

**Problema: Mostre para as pessoas qual é o problema que você, seu produto ou serviço conseguem resolver.

Veja que fica muito mais fácil as pessoas entenderem que têm um problema quando criam conexão com a sua história. Elas se identificam com a situação narrada e passam a sentir as mesmas necessidades descritas.

**Faça uma oferta: As pessoas que chegarem até esse ponto da sua comunicação, estarão prontas para receber uma oferta. Se seguir por esse caminho, em vez de oferecer um produto ou serviço logo de cara, as chances de conversão são bem maiores.

**Solução: Depois de apresentar o problema, é só oferecer a sua solução. Fale sobre o que você descobriu, sabe ou possui que pode resolver a questão.

Algumas palavras poderosas utilizadas para criar chamadas em sua Copywriting.

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-Você, seu, sua força, especial, lucrativo, incrível, grátis, comprovado, agora, o melhor, fácil, descubra, confiar, extra, saudável, bônus, imediatamente, comprovado, definitivo, rapidamente, aprenda, poderoso, como fazer.

Como os gatilhos mentais podem ajudar em suas vendas. 

Gatilhos mentais, é uma tática muito útil para criar atalhos no processo de decisão, que são eles:

  • Reciprocidade: gere valor e seu cliente retribuirá.

Produza material de valor: posts para blog, e-books, podcasts, webinars, newsletters. Faça conteúdos com foco em ajudar seu público a resolver problemas reais e ofereça gratuitamente. Como vendedor, você também pode produzir e publicar conteúdos no LinkedIn. Desta forma, você gera um valor significativo e é inevitável que o cliente tenha o impulso de retribuir

Faça vendas consultivas: mude sua lógica. Em vez de empurrar o produto goela abaixo, experimente entender as necessidades dele e procure ajudá-lo da melhor forma – mesmo que isso signifique não fechar uma venda agora

Disponibilize grátis: se você é uma SaaS (fornecedor de software  ), ofereça um trial (ensaios)gratuito é uma ótima forma de conquistar quem tem interesse no seu serviço.

2 – Compromisso e Coerência.

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Esse é um dos gatilhos mentais para vendas mais interessantes, baseado no nosso desejo de demonstrar coerência em nossas ideias e atitudes. Utilizando os seguintes gatilhos como: Exclusividade, especificidade, porque, descaso, culpa, novidade e medo.

-Prova social:

O gatilho mental de aprovação social é ainda mais influente em situações de incerteza e de semelhança, quando estamos em dúvida, observamos mais o que os outros fazem, e nos espelhamos mais em pessoas parecidas conosco. Por exemplo:

Depoimentos de clientes: escolha os clientes mais satisfeitos ou com maior sucesso e exiba-os na página principal do seu site. Fotos e vídeos dão ainda mais credibilidade.

Clientes referência: se você tiver clientes que são referência na sua área de atuação, não esite em mostrá-los! Associar boas marcas à sua é uma ótima prova social.

Cases de Sucesso: você pode produzir materiais explicando como clientes obtiveram sucesso com o seu produto. Envie para prospects que ainda estão em dúvida – escolha empresas com características semelhantes para potencializar os resultados.

Abordagem de vendas: quando surgirem objeções, use exemplos de clientes com o mesmo perfil, que tiveram problemas parecidos e conseguiram solucioná-los ao usarem a sua solução.

-Afeição:

Fatores como atratividade física, semelhança, elogios, familiaridade e associação geram afeição e constroem afinidade – aumentando as chances de você conquistar seu cliente.

Quanto mais próximo ele se sentir de você, maiores as chances de ouvir o que você tem a dizer e topar suas propostas.

Construa relacionamento: Não entre em contato esporadicamente e só quando for do seu interesse! Assuma uma postura de cooperação com seus leads (cliente em potencial) e prospects (clientes que entram em contato com o seu produto em algum momento). Tire proveito da indicação de conteúdos por e-mail ou da interação em redes sociais para manter contato frequente.

Conte sua história: Mostre para os seus prospects (clientes que entram em contato com o seu produto em algum momento) quem você é e os problemas que enfrentou, sempre buscando uma conexão com as dificuldades deles. Aqui nós também sofremos com (problema) por muito tempo e resolvemos isso (solução).

-Autoridade:

Esse gatilho mental é poderoso e, se você deseja ter sucesso nas vendas, é essencial que construa autoridade no mercado e se apresente como especialista na sua área.

Conteúdo de referência: uma das melhores formas de ganhar autoridade de mercado é produzindo conteúdo relevante, com informação valiosa.

Apoio dos especialistas: Autoridade é transferível. Se alguém que já é bem reconhecido fala bem de você ou da sua empresa, você ganha pontos.

6 – Escassez.

o que é copywriting

Esse gatilho mental é amplamente utilizado, basta você pensar no quanto é difícil resistir a chamadas do tipo “Só até amanhã!”“Vagas limitadas!” e “Desconto para os 100 primeiros inscritos!”.

Informação privilegiada: assim como produtos escassos, as informações exclusivas também são mais persuasivas. Ofereça algum conteúdo apenas para as pessoas inscritas na sua newsletter, por exemplo. Ou dê informações privilegiadas ao seu prospect durante a abordagem – ele vai gostar!

Bônus: ofereça algo único para uma condição única. Por exemplo: “Se você fechar até o fim da semana, podemos te dar acesso a um curso especial”.

Tempo limitado: a escassez de tempo estimula o senso de urgência e ajuda a acelerar o processo. Por exemplo: Tenho disponibilidade de horário apenas para amanhã.

Mercado de Copywriting.

As oportunidades para quem trabalha com copywriting são infinitas. Todos os mercados ligados a vendas, em que haja necessidade de comunicação entre o cliente e a empresa que quer vender, estão abertos ao trabalho de um copywriter.

Desta forma, você pode usar essa estratégia lucrativa (técnica)para divulgar seu trabalho ou produto, independentemente da área, ou até mesmo se tornar um profissional. São diversos segmentos possíveis de atuação e um mercado bem escasso de pessoas capacitadas.

Isso sem contar que as possibilidades de ganho também são bem altas. Como é uma profissão focada em vendas, você pode lucrar em cima dos seus resultados. Então, quanto mais capacitado for o profissional, mais poderá ganhar.

Grande abraço e até a próxima!

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Sobre o Autor

Fernando Vieira
Fernando Vieira

Oi eu sou o Fernando, afiliado e criador de produtos digitais e estou aqui para te mostrar o melhor caminho para iniciar sua profissão de afiliado ou produtor online. Vou trazer para você o melhor conteúdo para te ajudar a dar os primeiros passos e saber qual é o caminho que é melhor para você seguir. Grande Abraço!

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